Novo investimento

Quarto capítulo da série Consórcio como opção para compra e renovação de Frotas

A ABAC – Associação Brasileira de Administradores de Consórcios, anunciou um crescimento de 9% do número de participantes ativos no Sistema de Consórcios, registrados no final do primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014. A principal razão apontada pela associação é a adesão de veículos leves, incluindo automóveis, utilitários e camionetas.

De acordo com Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, os Gestores de Frotas possuem uma opção de renovar a frota ou ampliar de forma controlada. Com um planejamento financeiro é possível criar uma programação. “O Frotista passa ter um maior controle. Ele calcula a média de quilometragem que cada carro gasta ao mês, assim sabe que ao alcançar determinado número, será um período necessário da troca de carro. Portanto, negociará o fim do plano de consórcio conforme esse período que estima a quilometragem máxima para a frota”, comenta o presidente.

Uma vantagem que Rossi destaca para o Frotista é que ao final do Consórcio, com a Carta de Crédito em mãos, pode-se trocar o modelo inicialmente negociado. Então, além da programação para a ampliação ou renovação de frota há a possibilidade de trocar o modelo por um que seja mais vantajoso naquele momento.

Esse tipo de planejamento é interessante para locadoras, por exemplo, em que os carros do ano – os lançamentos da época – sempre são mais cobiçados pelos clientes e geram oportunidades de negócios. Por isso, é importante que frisar que a Carta de Crédito do Consórcio é “dinheiro vivo” nas mãos do contemplado, que não precisa ficar preso ao modelo adquirido no plano do Consórcio. O modelo do carro, caminhão, van ou qualquer que seja o veículo na hora da compra da cota, é utilizado pela administradora apenas como uma referência de base de valor do plano. O que vale é o valor e não o bem consorciado. Isso permite ao contemplado adquirir o modelo que desejar em posse da Carta de Crédito.

Ficou curioso para saber quais são as principais dicas fornecidas pela Revista Frota&Mercado? Acompanhe aqui nesse espaço toda segunda-feira e quarta-feira um novo capítulo. Segunda-feira 10/08, tem mais. Até lá!

Perdeu o primeiro capítulo? Acesse aqui.

Perdeu o segundo capítulo? Acesse aqui. 

Perdeu o terceiro capítulo? Acesse aqui.

Facebook Comments Box