Mercedes cria Pacote Robustez para a linha de caminhões Atego

Configuração atende fora da estrada e rodoviário e urbano na mesma operação

Luís Perez
Do Carpress, em São Bernardo do Campo (SP)

A Mercedes-Benz já começa a adiantar novidades que apresentará na edição deste ano da Fenatran, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece de 16 a 20 de outubro. Uma das principais é o lançamento do Pacote Robustez para a linha rodoviária do caminhão Atego.

Item de série no modelo off-road, esse pacote está disponível para os modelos 4×2 e 6×2 nas cabinas Standard e Estendida. A novidade foi desenvolvida em parceria com o cliente Via Lácteos, do Paraná.

“Essa nova configuração para a linha Atego é fruto da nossa parceria com a Via Lácteos, empresa referência nacional no transporte de leite, que nos trouxe a ideia que resultou na disponibilização de um Pacote Robustez para toda a linha Atego 4×2 e 6×2” , afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes.

“Ouvimos com atenção o nosso cliente e atendemos sua demanda com uma nova solução de resistência e durabilidade, o que se traduz em eficiência, produtividade e rentabilidade ao mercado. O Pacote Robustez inclui o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão. Além dessas características, os caminhões Atego podem ser configurados com os pneus 295/80R22.5, mais altos.

“Item de série no modelo Atego 2730 off-road, essa configuração está disponível para a linha rodoviária Atego 4×2 e 6×2 nas cabinas Standard e Estendida”, diz Leoncini. “Assim, atendemos às demandas de empresas como a Via Lácteos, cujos caminhões coletam leite nas fazendas e, numa mesma operação, circulam também por rodovias e áreas urbanas. O cliente nos pediu um caminhão que fosse robusto na atividade fora de estrada e que assegurasse, ao mesmo tempo, agilidade, conforto e segurança para o motorista nas cidades e nas estradas.”

Com a novidade, a Mercedes dá ainda mais opções ao cliente. “Se ele necessitar de um veículo só para uso em operações fora de estrada, o indicado é o Atego 2730 6×4, seja plataforma, basculante ou betoneira, que já foi desenvolvido com o Pacote Robustez”, exemplifica Leoncini. “Se nas atividades da empresa o caminhão utiliza, além de vias não pavimentadas, estradas e ruas, a melhor solução é um dos modelos Atego rodoviários com o Pacote Robustez.”

20 unidades

A Via Lácteos é a primeira empresa a comprar 20 caminhões com essa nova configuração do Atego. São dez unidades do Atego 1719 4×2 e outras dez do Atego 2426 6×2. Com sede em Matelândia (PR), a empresa tem uma frota de 480 veículos. Em média, transporta mais de 1,1 bilhão de litros de leite por ano, prevendo crescimento de 10% no volume a ser coletado em 2017.

“Nas operações de transporte de leite, buscamos caminhões com mais robustez, mas não esquecendo da segurança e do conforto para o motorista”, afirma Márcio Bragatti, supervisor de frota da Via Lácteos. “As exposições do veículo a estradas precárias são altíssimas. Com isso, a simplicidade e o baixo custo operacional, com consumo de diesel e manutenção, são os componentes que mais exigimos.”

Bragatti diz ainda que, desde a personalização dos caminhões Atego em conjunto com a Mercedes, a Via Lácteos vem obtendo bons resultados em suas operações no transporte de leite. “Na operação em Giruá (RS), antes de comprarmos os caminhões Atego, a nossa média de consumo era de 3,17 km/l com veículos de outras marcas. Após colocarmos os Atego 1719 em operação, passamos para 3,89. Ou seja, tivemos um ganho em 23%. Em Xanxerê (SC), também tivemos economia. A nossa média de consumo era de 2,43 km/l e com os Atego 2426 subiu para 2,56. Nessa operação, tivemos um ganho de 5%.”

Customização

O desenvolvimento de um caminhão Atego que assegure mais robustez que um modelo rodoviário e mais conforto na comparação com um fora de estrada é fruto da customização de veículos oferecida pela Mercedes-Benz. Sob coordenação da área de Custom Tailored Trucks, o trabalho conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços.

Graças ao trabalho dessa área, a Mercedes-Benz identificou as necessidades da Via Lácteos. Além de atender a uma necessidade individual do cliente, essa solução será aplicada a outras operações de transporte, ampliando o portfólio da Mercedes-Benz. Este é o caso da nova configuração do Atego (Pacote Robustez), que atende diversas outras atividades e regiões com o mesmo nível de eficiência, produtividade e rentabilidade, conquistando assim novos clientes.

“Assim como conquistou a aprovação e a satisfação da Via Lácteos no exigente e especializado transporte de leite, a nova configuração ainda mais robusta deverá, por exemplo, ampliar o sucesso do Atego no Nordeste”, conta Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A linha Atego também oferece soluções vocacionadas para demandas de segmentos específicos de transporte. Entre elas, destacam-se o modelo 2730 6×4 para aplicações off-road e os 1719, 1726 e 1729 para coleta de lixo.

Indicado para as severas aplicações da construção civil em obras urbanas e para operações fora de estrada, como dos setores canavieiro, madeireiro e da mineração, o Atego 2730 6×4 é oferecido ao mercado nas versões plataforma, basculante e betoneira. Esse caminhão assegura um elevado patamar de força, robustez e resistência, com todo o conforto e praticidade da cabina Atego e com baixo custo operacional.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Notícia publicada originalmente em Carpress.

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